Carlos Balau – Enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica.
Enfermeiro graduado no serviço de psiquiatria do Hospital Garcia de Orta.
Responsável pela implementação do grupo de apoio e suporte ao cuidador da pessoa com demência.
Apresentação do poster “Contenção Mecânica”, no II Congresso Internacional da SPESM;
Curso de formação profissional, “Intervenções Familiares em Saúde Mental”; ministrado pelo serviço de formação do Hospital Garcia de Orta;
Título: Grupo de Apoio e Suporte ao Cuidador da Pessoa com Demência ( GAS)
Identificação dos Autores: Dra Catarina Cupertino, Enfº Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica – Carlos Balau, Dr. João Francisco
Resumo:
O aumento da esperança média de vida e consequente aumento de doenças a ela associadas, especialmente as demências, constituem, atualmente, uma preocupação, dado que acarretam défices, que afetam a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas com demência e, previsivelmente, a dos seus cuidadores.
Ao longo da nossa vida profissional, temos constatado que, quando a pessoa com demência é internada ou se desloca à consulta externa, é frequente o cuidador exteriorizar sinais de cansaço físico e/ou emocional, dúvidas ou necessidades decorrentes do processo de cuidar. É nessa interação que identificamos o cuidador familiar como um alvo prioritário no cuidar da demência.
O grupo reúne se na terceira quarta-feira de cada mês, durante uma hora e meia no Serviço de Psiquiatria do HGO.EPE.
O grupo visa proporcionar ao cuidador a aquisição de conhecimentos e competências para lidar com o quadro demencial do seu familiar, diminuindo os níveis de stress, podendo eventualmente incidir na saúde mental positiva dos cuidadores.